segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

MERCADO DE TRABALHO PARA DESENHISTAS

 Mercado de trabalho para desenhistas

Trabalhar com o que ama e que te faz levantar todos os dias cedo com alegria é o que todos buscam na vida profissional. Porém algumas profissões são mais fáceis de conseguir emprego do que outras, e vou te mostrar que o mercado é mais extenso do que se imagina. 







Para os desenhistas essa dúvida impera, pois normalmente ouvimos falar somente nos desenhistas famosos que desenham para a Marvel, por exemplo, ou Maurício de Souza, que dispensa apresentações, criador da turma da Mônica.

Maurício de Souza, fonte: colunas.revistaepoca.globo.com














 Esta preocupação reina mais por falta de conhecimento, pois o mercado esta cheio de nichos onde o desenhista se enquadra, em quase tudo que vemos ao redor tem desenhista envolvido no processo de criação, desde o panfleto que te entregaram na rua até o site que você visitou hoje.

O que é desenhista

A profissão de Desenhista abrange bem mais do que apenas desenho que estamos acostumado, são profissionais que utilizam os desenhos para transmitir com maior clareza o que não é fácil transmitir em palavras, ou pelo menos procuram melhorar este entendimento associando o desenho ao texto.

As ilustrações podem ser feitas para melhorar o entendimento de conceitos ou objetos complicados na visão das pessoas, ou são feitas para entretenimento, cartões de visita, em capas de Blu-ray, nos livros, revistas e cadernos, nas propagandas e pôsteres. O desenhista de hoje se mantém com seus trabalhos artísticos, feitos para livros infantis, propaganda, jornais e revistas.
Atualmente a área para desenhistas infantis esta sendo dominada por aqueles que utilizam lápis, tinta e aerógrafo.

 Tecnologia nos desenhos

Fonte: Globo.com
Os computadores tomaram conta da esmagadora parte das ilustrações que antes eram feitas a mão,

apesar de ainda ter muitos desenhistas com técnicas tradicionais, que é o meu caso, como grafite, tinta óleo, pastel seco, xilogravuras, artes com pincel e etc. Porém até esses artistas tradicionais, como eu, utilizam um certo grau de tecnologia em suas obras, como por exemplo os realistas que utilizam a mesa de luz para dar transparência na imagem de referencia, ou a lapiseira, que permite fazer traços mais finos e precisos, e até mesmo o próprio lápis, que foi medido uma proporção da mistura entre argila e carvão.
Então não adiante alguns artistas se acharem mais artistas que outros por não usarem o computador, pois todos utilizam e se beneficiam com a tecnologia.

Qual formação é necessário para ser desenhista

Não há e nem se é exigido formações profissionais para quem deseja ser desenhista, mas bastante desenhistas acabaram fazendo alguma escola de arte e foram habilitados em várias técnicas de desenho diferentes. Vale a máxima de que quanto mais conhecimento melhor.


Áreas de atuação
                                             
Fonte: Globo.com

Fonte: Globo.com
- Produção industrial (alimentícia, automobilística, eletroeletrônica, embalagem, vestuário, mobiliário, joalheria, automotiva etc.)
- Comunicação visual,
- Design de produtos,
- Agências de publicidade,
- Editoras,
- Gráficas ,
- Arquiteto,
- Designer,
- Joalheiro,
- Projetista náutico,
- Automobilístico,
- Ilustrador,
- Historias em quadrinhos,
- Animação,
- Estilista,
- Artes plásticas.
- Etc.



Com os recursos tecnológicos de hoje, quem sabe desenhar leva vantagem nestas áreas de atuação, pois quando um currículo é igual  essa habilidade sai na frente.


Conclusão

O mercado é muito grande e existem muitos ramos em que o desenhista poderá trabalhar, além disso o artista poderá trabalhar em um negócio próprio, e ganhar seu próprio dinheiro, como diversos artistas no Brasil e no exterior. Aqui no Brasil temos como exemplo o Charles Laveso, que trabalha com desenhos realistas e ganha a vida realizando cursos e lançando material.

Ou seja, o bolo é enorme e tem fatia para todos, basta realizar três passos: Querer, planejar e ter atitude. Tenho certeza que todos serão realizados se correrem atrás e não desistirem, tenha persistência e busque sempre aprender.



OBS: Curso que indico para quem deseja aprender a desenhar ou aperfeiçoar suas técnicas.
Site Charles Laveso: http://bit.ly/charleslavesoiniciantes



Muito obrigado e espero que tenha ajudado de alguma forma, peço apenas que compartilhe para que possa ajudar outras pessoas também. Até mais.




Um comentário:

  1. Adorei a matéria! Muito bem explicativa. Eu estava com dúvida entre algumas coisas e encontrei aqui tudo o que precisava saber. Obrigada!

    ResponderExcluir

Muito obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...