Milca Dias... nascida em Campos/RJ, desenhista, professora e mãe, além disso tudo uma excelente profissional da arte... Possui um talento incrível nos desenhos e todos que a acompanham nas redes sociais sabem o nível que a mesma atingiu através de seu esforço e dedicação.
A entrevista de hoje é com esta artista que a cada obra nos surpreende.
O Blog MUNDO DA ARTE iniciou uma serie de entrevistas que serão postadas semanalmente, e a segunda convidada é Milca Dias, confira sua entrevista completa.
Mundo da arte:
- Vamos começar sabendo sua opinião sobre a arte no ensino. Você acha que o governo brasileiro apresenta a arte adequadamente para os jovens? O que você alteraria no modelo atual?
Milca Dias:
- A arte no Brasil é de acesso restrito. Não existe exploração prática de tudo q se 'aprende" nas escolas.
Se existisse a valorização da arte no Brasil, certamente o mercado estaria com bastante concorrência na área e o acesso a arte não ficaria tão limitado as classes mais elevadas.
Por que o governo, por exemplo, não promove um incentivo fiscal voltado para arte como acontece com a lei Renaud? Acho que estaria mais próximo da realidade cultural.
Mundo da arte:
- Muitos começam em outros caminhos antes de escolher aquele que mais lhe agrada. Como foi sua apresentação ao desenho realista? Você já desenhou outros estilos antes? conte-nos como foi.
|
"O desenho foi uma descoberta natural..." |
Milca Dias:
- Na verdade eu me peguei desenhando. Foi uma descoberta natural ainda na infância com aqueles desenhos bem básico de "desenho animado". Hoje eles são totalmente realistas.
Mundo da arte:
- O preconceito infelizmente é uma realidade em nossa sociedade, e você sendo uma representante feminina nos desenhos realistas, alguma vez em sua experiência artística, já sofreu ou conhece algum caso de preconceito por ser mulher?
Milca Dias:
- Particularmente não. Creio que quando se está no ramo, o seu trabalho que fica em evidência. O seu reconhecimento (positivo ou negativo) como artista, é uma consequência da qualificação do trabalho que executou, e isso independe de gênero. Ex: Existem muitas obras famosas espalhadas pelo mundo. Muitas pessoas conhecem essas obras, mas não sabem identificar sua autoria.
Mundo da arte:
- Qual foi, ou é, seu maior desafio como artista?
Milca Dias:
- Meu desafio é diário. Ainda busco aprimorar minhas técnicas e aperfeiçoar minhas dificuldades.
Mundo da arte:
- Suas obras são fantásticas, e se você pudesse eleger a que você mais se orgulha de ter feito, qual seria e porquê?
Milca Dias:
- Obrigada! Rs
Gosto de trabalhos ricos em detalhes. Gosto de explorar todas as nuances do grafite, testar minha observação e paciência. Esses dois trabalhos me permitiram isso.
|
"Ainda busco aprimorar minhas técnicas..." |
|
"Seu reconhecimento é uma consequência" |
Mundo da arte:
- Quais são suas referências artísticas e qual características técnicas você gostaria de aprender com eles?
Milca Dias:
- Admiradores pelo Brasil e mundo afora são muitos. Temos muitos artistas brasileiros no anonimato e que merecem com louvor serem lembrados: Junior Bogho, Charles Ramos, Guedes, Elivelton Neves, Aniela Darienzo... cada um tem sua particularidade na hora de fazer suas obras, mas com trabalhos igualmente incríveis!
Mundo da arte:
- Sabemos que no Brasil é difícil viver de arte, porém não é impossível, existem diversos segmentos e caminhos para trilhar. Qual conselho você daria para quem deseja iniciar seu empreendimento, seja como professor de desenho ou outro ramo?
|
"O mais importante é não desanimar
diante dos obstáculos..." |
Milca Dias:
- Comigo foi tudo muito casual. Não planejei dar aulas, aconteceu. Divulgava os trabalhos e comecei a ser abordada.
Acho que o mais importante é não desanimar diante dos obstáculos que sempre hão de existir no nosso caminho.
Se for dar aula, pegue poucos alunos. Vá saboreando a nova fase até se sentir seguro. Assim fiz. Monte um cronograma com as aulas, siga e persista.
Mundo da arte:
- Seus desenhos são lindos, rico em detalhes, você poderia deixar uma dica para aquele que almeja alcançar seu nível artístico?
Milca Dias:
- Aguce ao máximo sua observação e Treine, treine, treine... exaustivamente. Rs
Mundo da arte:
- Diga! O que a arte é na sua vida?
Milca Dias:
- Resumo em "meu porto-seguro"( em todos os sentidos).
Voltei a desenhar após ficar mais de 10 anos parada e passar por umas adversidades pessoais. Naquele momento o desenho foi minha fuga, minha fonte de escape. Como uma terapia funcional mesmo. Hoje dou aulas e tiro um ganho daí.
Mundo da arte:
- E para finalizar, você poderia nos contar quais são seus projetos futuros na arte?
Milca Dias:
- Pretendo continuar dando aulas. Assim como no inicio, não faço muitos planos. Tenho alguns projetos em mente, mas que precisam ser estudados.
O blog MUNDO DA ARTE agradece sua entrevista, que mostrou sua persistência e foco nos seus objetivos, ensinando a não desanimar e sempre recomeçar se necessário. Abaixo uma frase da artista para reflexão.
"... O mais importante é não desanimar diante dos obstáculos..."
OBS: Abaixo estão seus contatos, sigam a mesma e não deixem de conhecer outras obras.
Página Facebook:
https://www.facebook.com/milca.dias
Instagram:
@milcadias
Telefone: (22) 99894-3535
Parabéns mãe!
ResponderExcluir