terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMO SABER MEU ESTILO DE DESENHO

Que artista nunca se perguntou... qual é o meu estilo?

O desenhista não é diferente, assim como existem diversas vertentes da arte, dentro de cada vertente também existe variações de estilo. Por exemplo o escultor, existem vários, porém tem aqueles que optam por fazer esculturas em madeira, outros em argila, outros em pedra, gelo, até em areia de praia, inclusive neste último já pisei em algumas rsrsrs. E a segmentação não para por aí, se pegar o escultor de madeira verá que existem os que só fazem esculturas de pessoas, outros somente de animais e etc. E dentro desses existem ainda os que são escultores realistas, outros surrealistas e por aí vai, veja os exemplos abaixo.

Escultura realista em madeira
By: Bruno Walpoth
Escultura realista em madeira
By: Bruno Walpoth


Escultura surrealista em madeira
By: Heather Jansch

Escultura em areia
By: Guy Olivier Deveau



De início os desenhistas costumam experimentar o estilo que lhe foi apresentado primeiro, eu por exemplo comecei com comics porque vi um amigo meu desenhando, mas conforme a pessoa vai aprendendo, pesquisando e descobrindo outros estilos como comics, cartoon, mangá, realista, naturalmente ela tende a seguir pelo que mais lhe agrada ou o que tem mais facilidade, por isso é muito importante para qualquer artista conhecer outros estilos, assim ele vai se autoconhecendo e definindo sua arte. Veja exemplos de estilos de desenho abaixo.

Desenho estilo comics
Fonte: www.rubiesmarvelsuperheroes.com

Desenho estilo realista
By: Randy Atwood














Desenho estilo mangá
Fonte: www.memoriasdehokage.wordpress.com
Desenho estilo cartoon
Fonte: www.nozesnafrita.net.br










Não tem segredo, para saber que estilo lhe agrada terá que pôr a mão na massa, ou melhor, no lápis rsrsrs, e isso não será difícil se você realmente ama o desenho, quanto mais você treinar e experimentar mais perto estará do seu estilo.

Agora como fazer para definir MEU ESTILO?
Existem artistas que possui um estilo próprio, que não segue as regras dos estilos conhecidos, que de alguma forma burlam o padrão estabelecido. Esse foi o caso de grandes artistas conhecidos, como Leonardo da Vinci, que estabeleceu seu estilo inconfundível. 

Fonte: pt.wikipedia.org


 Pense na arte/desenho como um pano, o pano é maleável, pode ser de qualquer cor, pode ter cores mescladas, de certos ângulos pode assumir a forma em 2D ou 3D, mas isso depende apenas da visão que a pessoa possui, enquanto uns verão um rosto, um busto ou um animal, outros verão apenas um lençol. 

Para fazer igual a Da vinci devemos treinar, treinar e treinar, sempre pesquisar e nunca deixar que as regras artísticas virem pedra em nossa cabeça. Entender que nada é fixo é o primeiro passo para definir seu próprio estilo. 


OBS: Caso queiram dicas e vídeo aulas grátis, se cadastrem no site do artista Charles Laveso, Link abaixo.
http://charlesdesenhosrealistas.com.br

Muito obrigado e espero ter ajudado de alguma forma. Peço apenas que compartilhem para dar uma força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...