Pular para o conteúdo principal

Destaques

CONHEÇA ESTE EXCELENTE CURSO DE DESENHO REALISTA

  Curso de Desenhos Realistas O artista  Isaias Alves - curso de desenhos realistas  esta realizando um treinamento de seu excelente curso virtual, o  curso de desenhos realistas intitulado de "Meu desenho Realista" . Oportunidade para quem deseja aprender ou aperfeiçoar suas técnicas, tudo do zero, e tudo com acompanhamento de perto pelo  Isaias Alves .   Informações: Produto Virtual, portanto NÃO haverá nenhum material físico. Acompanhamento será no Grupo fechado dentro Facebook e no Whatsapp exclusivo para alunos do  curso de desenhos realistas , uma comunidade para esclarecimento de dúvidas, publicação de exercícios, dicas, avaliações e muito mais! Visando a evolução e aprendizado do aluno. Conteúdo: # Apresentação de Materiais para a Execução do Desenho Realista. # Noções de sombreamento (Esferas e degradês, Rugas e ondulações de tecido, Vidros e transparências) # Sombreamento e texturas simples # Composições de um Rosto (Olhos, Boca, Dentes, Nariz) # Cabelos e Pêlos # D

LEIA ENTREVISTA COM O ARTISTA ALEXANDRE PORTO


Alexandre Porto, 38 anos, casado e pai de duas filhas, é um artista fantástico, isso não temos dúvida, e a cada obra ele nos mostra seu talento que engrandece ainda mais o Brasil. Porém por traz das obras existe um ser humano, que possui seus pensamentos e conceitos, fruto de muita dedicação ao longo do tempo. E toda essa experiência pode ajudar muita gente que deseja compreender a arte por olhos diferentes dos seus.




O blog MUNDO DA ARTE inicia uma série de entrevistas, com diversos desenhistas profissionais, que serão postados semanalmente.

E o primeiro entrevistado é o desenhista Alexandre Porto, cuja apresentação esta acima, e vocês podem conferir a entrevista na integra abaixo.




Mundo da Arte: 
- Tudo tem um inicio, e engraçado que lá atrás temos tantas dúvidas, e muitos não tem nem com quem tirar essas dúvidas. Conta como e quando foi que você descobriu os desenhos realistas?

Alexandre Porto:
- Na verdade eu desenho desde criança. E nesse percurso, sempre procurei passar para o papel aquilo que via nas imagens que desenhava. Para mim, foi um percurso natural trabalhar com desenhos realistas.

Mundo da Arte:
- Tem pessoas que buscam se superar e tem alguns que preferem ter em alguém um referencial para atingir. Quais foram ou são suas principais influências na arte?

Alexandre Porto:
- No caminho do conhecimento, é natural que você tenha admiração, principalmente, por aquele que te orientou na modalidade a que você se dedica. Mas se limitar somente à isso pode impedir seu processo de aprendizado de novas técnicas e conceitos. Então eu gosto de focar mais em trabalhos do que nas pessoas. Então é possível ser influenciado por trabalhos de pessoas que nem conhecidas são. Mas temos grandes artistas do gênero pelo mundo  que acompanho. Armin Mersman, Dirk Dzimirsky , Kevin Okafor, Emanuele Dascanio, Colin Bogle, David Kassan, o mestre Nelves no Brasil, Fabiano Milani e outros tantos colegas no Brasil e meus alunos..é possível aprender com todas as correntes dessa área...

Mundo da Arte:
- Você já trabalhou ou tentou trabalhar com outras artes, como esculturas por exemplo?

Alexandre Porto:
- já sim. Com pintura em tela. Gosto muito de escultura também, porém, me falta tempo para poder me dedicar com 100% de dedicação a todas as modalidades artísticas que aprecio.



"seu maior desafio e melhor obra
é sempre o próximo desenho a ser feito."
By: Alexandre Porto



Mundo da Arte:
- Teve alguma obra que você considere ser seu maior desafio? Conta como foi a experiência. 

Alexandre Porto:
- Eu costumo dizer que o seu maior desafio e melhor obra é sempre o próximo desenho a ser feito.  A arte do desenho é uma eterna evolução e o desenhista está sempre em busca de novos desafios.




"A dificuldade de um trabalho
está ligada à vários fatores..."
By: Alexandre Porto
Mundo da Arte:
- Você transita entre o grafite e os desenhos coloridos, todos executados com maestria por sinal. Para você qual é o mais difícil e o porque?

Alexandre Porto:
- A dificuldade de um trabalho está ligada à vários fatores: complexidade da imagem, tamanho do desenho etc..o desenho à lápis de cor, por envolver um número maior de materiais pode apresentar um nível de dificuldade maior.. Mas depende muito dos fatores que citei acima.






"É necessário ainda unir a arte a
 outras modalidades profissionais..."
By: Alexandre Porto
Mundo da Arte:
- Apesar de ser um gênio no desenho realista, você não vive exclusivamente da arte, sabemos que você concilia com a carreira de Bombeiro Militar de Minas Gerais. Você pretende ou deseja um dia viver exclusivamente da arte? Do que depende isso?

Alexandre Porto:
- Eu sou realizado profissionalmente, pois, faço as duas coisas que sempre quis fazer na vida. Viver de arte é completamente possível, porém,  assim como em qualquer modalidade profissional, é necessário muito estudo e dedicação. O interessado em viver de arte tem que estudar ao ponto de se tornar independente artisticamente com versatilidade entre as modalidades para ter opção de várias áreas de atuação. É necessário ainda unir a arte a outras modalidades profissionais para que você possa ampliar suas possibilidades de mercado. Cursos de informática, didática, marketing.. Tudo que possa somar aos objetivos de quem pretende viver de arte.. Mas a qualidade do trabalho influência muito também.



Mundo da Arte:
- Como faz para conciliar essas duas rotinas?

Alexandre Porto:
- Como trabalho em plantões, no Corpo de Bombeiros, tenho meus dias de folga. Mas ainda assim não é fácil, pois, ainda tem a rotina de pai de duas filhas, uma de 12 e outra de 8 meses que necessitam da nossa atenção rsrsrsrs

Mundo da Arte: 
- Na sua opinião falta incentivos para arte no Brasil? Como incentivar mais o gosto pelas artes?

Alexandre Porto:
- No Brasil, temos vários tipos de dificuldade. Primeiro no preço dos materiais que são caros. Segundo, locais para exposição desse tipo de arte são difíceis de encontrar.  O desenho realístico tem um grande apelo social, mesmo porque, toda pessoa, em alguma fase da vida, já tentou desenhar alguma coisa. Então as pessoas reconhecem o trabalho e admiram quando é feito com qualidade. Uma das formas de incentivo, seria subsidiar o imposto sobre os materiais artísticos para que mais pessoas pudessem ter acesso e ingressar nas mais variadas modalidades artísticas.

Mundo da Arte:
- Que conselho você daria a uma pessoa que deseja iniciar na arte ou para aquela que esta desanimado?

Alexandre Porto:
- Eu aconselho a quem deseja ingressar nessa arte, ou quem já ingressou, que continue estudando. Não tenha pressa por resultados ou ganho financeiro. A vida de um desenhista é uma eterna evolução. Não se prenda a somente uma técnica. Busque a sua independência artística e os resultados virão. Assim como em qualquer curso superior, formações profissionais demoram anos. É necessário estudo e dedicação. A pessoa que faz um único curso e acha que está pronta para o mercado acaba se decepcionando. Não porque não tem mercado, mas talvez, porque não tenha se preparado adequadamente.


Obras de Alexandre Porto
Mundo da Arte:
- E para finalizar, qual são seus projetos futuros como artista?

Alexandre Porto:
- Estamos em fase final de implantação de um curso on-line voltado para a independência artística de todos que desejarem ingressar ou já trabalham com desenhos realísticos. Com desenhos a grafite, lápis de cor,  giz pastel seco, curso de desenho para tatuadores e formação didática para instrutores de desenho.. Além de loja virtual, onde as pessoas poderão comprar seus materiais com segurança e garantia de entrega.






O Mundo da Arte agradece imensamente a sua entrevista que mostrou, que além de possuir um enorme talento, possui uma visão de mundo muito aberta, com muitos valores éticos que engrandecem mais ainda a arte no Brasil. E deixamos para os leitores refletir uma frase dita:


- "...seu maior desafio e melhor obra é sempre o próximo desenho a ser feito..."





OBS: Sigam Alexandre Porto nas redes sociais e conheçam mais de suas obras:

Canal Youtube: Alexandre Porto Drawings


Muito obrigado aos leitores, peço apenas que compartilhe para que outros também possam acompanhar as entrevistas.






Comentários

  1. Desenhista e Bombeiro profissional! Realização total! PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Excelente profissional, duplo, hehehehehe!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ! Pelas respostas mostrou o valor da arte: desafio pessoal, entender que sempre podemos melhorar, valorização de cada expressão artística e respeito ao próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado

também poderá gostar